Mais gentileza, por favor !
















Outro dia -  numa roda de amigos - surgiu um assunto que me fez pensar; já repararam que nesses tempos modernos, deixamos a gentileza de lado e nos desculpamos  pelos maus modos, colocando a culpa no estresse? pode ser uma resposta atravessada por conta do trânsito caótico. Pode ser o prazo curto. A falta de dinheiro. A falta de saúde. A falta de graça na vida. Os motivos são muitos e não param. Mas será que - em nome das nossas " faltas " - temos o direito de sermos MENOS humanos? Onde foi parar a delicadeza, a gentileza, a educação e o respeito? Onde foi parar o que nós SOMOS?.
Desculpe-me, mas é difícil responder. Estamos tão individualistas que mal percebemos o outro. Eu, pessoalmente, acho uma falta de inteligência privilegiar apenas o SABER e não valorizar quem tem uma visão generosa do undo. Pra mim, a combinação dos dois - conhecimento e sensibilidade - são um prato cheio para vivermos melhor.E crescermos tanto pessoal, quanto profissionalmente.
Infelizmente, não é isso que vemos por aí. O respeito parece ter saído de moda. gentileza, então, virou gíria das nossas avós. Nada de " bom dia ", " boa tarde ", nem um olhar que te perceba como indivíduo.
Importante esclarecer; não gosto de generalizar. Conheço pessoas que - no meio do salve-se quem puder! - continuam a ser PESSOAS.. Enxergam, em seus olhos, o outro. Oferecem - sem o menor constrangimento - um abraço sincero. Uma ajuda inesperada. Um elogio. Um silêncio na hora certa.
Isso, para mim, não é frescura. É apenas a boa educação pedindo passagem...Implorando para não ser esquecida, dentro do carro, na hora do rush.
Claro que não é preciso dizer " obrigado ! " a cada minuto. Man antes uma palavra doce do que deixar nosso lado brucutu ( acredite, todo mundo tem um! ) falar mais alto e acabar com a cordialidade que ainda nos resta.
Você acha esse papo ultrapassado? Chegou, então, a hora de me desculpar DE NOVO.
Sei que pode parecer ingenuidade minha, mas eu continuo com fé no ser humano. ( E em mim ). Acho que a pessoa que desenvolve sua sensibilidade para perceber o outro ( seja no trabalho, em casa, na rua, ou na fazenda ), só tem a ganhar. Uma promoção. Um trabalho melhor. Um amigo de verdade. Um dia mais feliz. Ou apenas um sorriso que - a meu entender - já vale o esforço.
Por isso, venho escrever esse texto para tirar meu nó da garganta e alertar aos que ainda sabem ouvir; o mundo precisa de mais gentileza. E menos - muito menos ! - cara amarrada.

Fernanda Mello









Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá ! Sua visita é muito importante pra mim... Ela enche meu coração de alegria...Não saia sem deixar o seu carinho...Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Folhas Flores e Sutilezas... © Copyright 2013. Design by Jaah Templates da Jaah .