A favor de gente não transparente

.















A favor de gente não transparente...( Ou melhor que tal reaprendermos a arte de calar )

Uma coisa que me incomoda hoje em dia é o excesso de sinceridade das pessoas. É um tal de, jogar na cara, de falar o que pensa sem ser questionado...Deus me livre ! E o mais agravante as palavras são ditas sem que ninguém, se dê ao trabalho de se colocar no lugar do outro...( Ei eu precisava ouvir isso ? ) Não importa. A necessidade de DIZER calou o bom senso.
Penso sobre isso e me pergunto; onde está a gentileza e a boa educação?
Para que tanta falta de noção ( consigo mesmo e com os outros ? ) Será que a tecnologia, com seus blogs, twitters, e tudo mais nos deixaram livres demais e esquecemos do nosso filtro interno? Será que nos tornamos tão individualistas  que perdemos o fio da meada? Isso me deixa confusa, confesso ! Nossas pequenas necessidades não deveriam ser mais importantes que o outro. Morro de medo de me perder nisso e me questiono diariamente; será que estou me tornando uma pessoa para qual eu escreveria esse texto ?
É turma, ser gentil nos dias de hoje se tornou um exercício. Saber a hora certa de falar ( ou de se calar também ). Está  afim de abobrinhas? Vai a terapia, tem gente boa especializada nisso. Está afim de descarregar suas frustrações? Vai para a aula de boxe, dá uma corrida, abraça uma árvore. 
Mas por favor, não diga em nome da pobre-coitada da sinceridade, verdades que só irão piorar o seu dia      ( ou do outro ).
Será que antigamente era assim? Nossos avós e bisavós diziam tudo o que pensavam e ainda se orgulhavam disso pelo que eu me lembre não. Mas posso estar enganada. Será que ninguém se lembra daquelas conversas que quando crianças tínhamos com os adultos e eles nos ensinavam que, se não temos nada de bom a acrescentar, deveríamos ficar quietas? Escrevo isso e me lembro daquela famosa frase que sempre surge nos horóscopos e conselhos dos mais sábios; " a palavra é de prata, mas o silencio é de ouro ".
Então tá, se fosse fácil não estaríamos vivendo essa crise de sinceridade mundial. Nos adoramos falar e expressar nossas opiniões. Expressar-se é uma das melhores coisas do mundo ( e estou aqui - escrevendo - para provar ). Mas quando isso prejudica ( ou magoa ) o outro, então é melhor pensar duas vezes, concordam? A verdade salva alguém gritou ! Sim, em alguns casos, salva. Mas. em outros, pode dar uma confusão danada. Ou gerar sentimentos que poderiam ficar fora do roteiro.
Que exemplos para ilustrar? Uma amiga está fazendo dieta a duras penas e ouviu, da professora de inglês, que parece estar mais gorda que a um mês atras? PRECISAVA? Mas um rapaz saiu, após seu divórcio, com a minha vizinha, e falou durante todo o primeiro encontro sobre como a ex-esposa era maluca e como atiravam objetos um no outro. SENSATO?
Pergunto a vocês; nesses casos, oque salva ? A verdade ou o silêncio?
Ai vem algum boçal e me diz; a verdade doí meu bem. Eu concordo. A verdade doí sim, e por isso mesmo, deve ser dita com muito jeito. Entende? Eu não compreendo que moda é essa de dizer tudo o que se passa pela cabeça...Cadê o filtro gente? Pra que tanta verdade? Ou melhor porque essa necessidade de ser tão transparente? É alguma culpa católica? As pessoas, em nome da verdade, vão ser absolvidas por serem más ou egoístas? Por magoarem o outro? Eu vou falar uma coisa que eu guardo a sete chaves; eu sempre desconfio de gente que se diz transparente. Dá pra confiar em alguém assim? Pra começar, quem se diz transparente mente. Todo mundo tem seus sagrados. Seus segredos. Seus mistérios. E é bom que eles sejam preservados. Por isso, preserve-se. Preserve-os. E saiba a hora certa de se calar porque-convenhamos-a gente tem dois ouvidos e uma boca não é a toa

Trecho do texto escrito por Fernanda Mello.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá ! Sua visita é muito importante pra mim... Ela enche meu coração de alegria...Não saia sem deixar o seu carinho...Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Folhas Flores e Sutilezas... © Copyright 2013. Design by Jaah Templates da Jaah .